terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CARTA À MINHA PROFESSORA


POMBO AZUL:

estou triste

tenho tristeza em mim

tenho saudades dos dias verdes e alegres.

Escrevo sentado

numa escola triste

a única alegria é este sol pintado

que deixou na parede

mas está velho

tem as suas pernas partidas

a sua cara tapada.

Perdi a única amiga

tenho apenas tristeza

vejo as paredes do meu coração

cheias de musgo

gosto da alegria, mas nunca mais a encontrei

fugiu na boca do nosso pombo azul

não poderei fazer mais poemas

este é o último da minha vida.

Sinto que morro de tristeza.



(Victor Barroca Moreira, 12 anos. In: Maria Rosa Colaço. A Criança e a vida. Ed. Lisboa: Itau, 1978.)


7 comentários:

  1. este menino tem minha idade hj 46 anos
    este poema , lembrança de minha escola, saudades

    ResponderExcluir
  2. Nunca esqueci este poema, gostaria de saber se Victor se tornou um escritor

    ResponderExcluir
  3. Lembro deste poema .quando era criança...

    ResponderExcluir
  4. Também gostaria de saber o que aconteceu com ele ...... Esse poema me fez chorar na época e ainda me emociona.

    ResponderExcluir
  5. Até hoje, quando falo estou triste...declamo parte deste poema.

    ResponderExcluir
  6. Mas porque que o nome é pombo azul?

    ResponderExcluir