domingo, 3 de junho de 2012

BICHO URBANO



Se disser que prefiro morar em Pirapemas
ou em outra qualquer pequena cidade 
do país
estou mentindo
ainda que lá se possa de manhã
lavar o rosto no orvalho
e o pão preserve aquele branco
sabor de alvorada


Não não quero viver em Pirapemas
Já me perdi
Como tantos outros brasileiros
me perdi, necessito 
deste rebuliço de gente pelas ruas
e meu coração queima gasolina 
(da comum)
como qualquer outro motor urbano


A natureza me assusta.
Com seus matos sombrios suas águas
suas aves que são como aparições
me assusta quase tanto quanto
esse abismo
de gases e de estrelas
aberto sob minha cabeça.



GULLAR, Ferreira. Toda poesia (1950-1987).
Rio de Janeiro: José Olympio, 19991. 



FERREIRA GULLAR nasceu em São Luiz, Maranhão. Muito jovem já escrevia, aos 19 anos foi premiado em um concurso de poesia e não parou mais. Em 2002, foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura. Recebeu o Prêmio Claus, na Holanda, prêmio dado a instituições culturais, artistas e escritores não europeus que contribuíram para mudar a sociedade, a arte ou a visão cultural de seu país.  Atualmente o poeta concilia seu tempo entre poemas, análises e reflexões sobre artes plásticas.
E é dessa maneira que ele define sua arte e o seu fazer poético: "É o lugar onde a linguagem comum vira poesia [...] e a poesia é o lugar onde as coisas se transformam".


Fonte de pesquisa:
 www.secrel.com.br/jpoesia/
gular01.html-63k

Nenhum comentário:

Postar um comentário