quarta-feira, 16 de maio de 2012

PORQUINHO-DA-ÍNDIA/ MADRIGAL TÃO ENGRAÇADINHO - MANUEL BANDEIRA



PORQUINHO-DA-ÍNDIA



Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-Índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fugão!
Levava ele pra a sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não se importava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...
- O meu porquinho-da-Índia foi minha primeira namorada.

(Manuel Bandeira."Porquinho-da-índia". 
In: Meus poemas preferidos. São Paulo: Ediouro, 1985.)




MADRIGAL TÃO ENGRAÇADINHO




Teresa,
você é a coisa mais bonita
que eu vi até hoje
[na minha vida,
inclusive o porquinho-da-Índia
[que me deram quando eu tinha seis anos.


(Manuel Bandeira. "Madrigal tão engraçadinho".
In: Estrela da vida inteira. 30 ed. 
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário