quarta-feira, 23 de maio de 2012

TROVAS POPULARES



Se eu fosse podre de rico,
Não seria boiadeiro.
Morava em casa alugada 
Lá no Rio de Janeiro.


Pescador levanta a vela,
Joga a rede com cuidado.
O peixe está te esperando
Nas águas do mar salgado.


Por favor me acuda logo,
seu doutor cirurgião.
Me cure desta saudade
Que dói no meu coração.


A rendeira troca os bilros,
Cresce a renda na almofada.
Quem dera a linda rendeira
Fosse minha namorada.


O filho do carpinteiro
Ajuda o pai com amor:
Me lembra São José
Junto com Nosso Senhor.


Madrugada, já está pronto
Nosso pão de cada dia.
E o cheiro do pão no forno
Vai chamando a freguesia.


Lá na torre da Matriz
Toca o sino o sacristão.
O sino badala forte,
Mais forte no meu coração.


Vou levando o meu rebanho
Atrás de um pasto seguro,
Livre de gavião no céu,
Livre de onça no escuro.


O sol vê cair a chuva,
Escondido atrás da serra.
Ele sabe que, sem chuva,
Não cresce a planta na terra.


Santo Antônio de Lisboa,
Meu padrinho e protetor,
seja meu advogado
Aos pés de Nosso Senhor.

QUEIROZ, Rachel de.Memórias de menina;
ilustrações Mariana Massarani. - 2 ed.- Rio de Janeiro: José Olympio. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário